A Polícia Civil desencadeou nesta sexta-feira, 10, a Operação Feliz Mano Novo, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A ação foi realizada para coibir uma organização criminosa gaúcha que começou a atuar em Santa Catarina nos crimes de tráfico de drogas, roubos e homicídios. Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça e uma pessoa foi presa em flagrante, totalizando 19 presos.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Luis Otávio Pohlmann, também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, onde foram apreendidos arma de fogo, cocaína e crack, além de dinheiro. As diligências foram cumpridas em Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul e Araranguá, e também em Torres (RS), Osório (RS), Montenegro (RS) e Santa Maria (RS).
As diligências de Torres e Santa Maria foram cumpridas por policiais civis das respectivas cidades. Em relação às diligências de Osório e Montenegro, por agentes da Susepe (RS). Já às de Araranguá, por agentes do DEAP, do Rio Grande do Sul.
No total a Operação Feliz Mano Novo mobilizou 100 policiais, 60 deles são policiais civis catarinenses, de cidades como Criciúma, Araranguá e Sombrio, entre outras, mais 20 policiais civis gaúchos e 20 policiais militares catarinenses. Também foram empregados 20 viaturas policiais, o Serviço Aeropolicial (Saer) e o canil da Polícia Militar
Ainda restam ser presas duas pessoas que tiveram prisão decretada e não foram localizadas.