O início das obras de implantação do sistema binário da Avenida Santos Dumont será autorizado na próxima segunda-feira, 2, pela Administração Municipal. Em cerimônia realizada às 20h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinará a ordem de serviço que permite a empresa Confer Construtora Fernandes a executar os trabalhos no bairro São Luiz.
Orçada em R$ 32.433.128,48, a primeira etapa das obras deve ser concluída em 30 meses e inclui a pavimentação e urbanização da Avenida Santos Dumont, da Avenida Carlos Pinto Sampaio e da rua Fioravante Benedet, que serão duplicadas e contarão com calçadas e ciclovia. “O sistema binário vai melhorar o dia a dia de cada criciumense que trafega pela região do bairro São Luiz. É uma obra moderna e que vai encantar a todos”, comenta Salvaro.
O investimento para executar os serviços foi viabilizado através de operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões. “Muitas reuniões com a Confer já foram realizadas para discutir as obras e os trechos que ficarão interrompidos de forma temporária”, conta a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
Início das obras
A implantação de galerias de águas pluviais marcará o início das obras no bairro São Luiz. De acordo com a secretária, para melhorar o escoamento das águas, um canal será implantado na Avenida Santos Dumont e em ruas paralelas. Os trabalhos serão executados por quadras para interromper o trânsito de veículos de maneira parcial. “Os trechos serão liberados após o canal ser implantado, mesmo sem a pavimentação asfáltica”, explica.
Nas proximidades da agência do Banco Bradesco, no bairro Pinheirinho, a Confer iniciará as obras de duplicação da Avenida Santos Dumont, que contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a Avenida Centenário e a rua Pinheiro Machado. A via municipal terá calçadas e ciclovia.