O número de imigrantes em Santa Catarina não para de crescer. Apesar de não haver uma estatística oficial dos órgãos federais, os imigrantes que procuram por melhores oportunidades de trabalho e condições de vida estão cada dia mais chegando em Orleans, trabalhando, convivendo e estabelecendo relações sociais.
A Secretaria de Assistência Social do município, em parceria com outras secretarias municipais mais Unibave, Cáritas e Igreja Batista e demais parceiros, organizam um cadastramento de haitianos que residem em Orleans. O objetivo é a identificação do número de imigrantes no município.
A secretária Rosilândia Librelato conta que a ideia é conhecer e "nos aproximar das pessoas, fortalecer vínculos sociais, para que posteriormente sejam realizadas estratégias voltadas a inclusão social, nas mais variadas esferas".
Após o cadastramento, cada imigrante receberá um cartão com o número social, que deverá ser apresentado em todo o atendimento prestado em Orleans. A secretária lembra que é importante a orientação de que todo o imigrante, ao chegar na cidade, se dirija à secretaria para fazer o cadastro e receber o referido cartão.
O prefeito Jorge Koch entende que essa parceria é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas sociais. "Foram estabelecidas boas parcerias e, com o resultado, vamos compreender melhor a cultura, a história e tradições do povo haitiano, que acessa os serviços da Assistência Social" afirmou.