Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Os 62 anos da muito acolhedora Nova Veneza

4oito e Som Maior antecipam as homenagens ao município, que estará em festa no próximo domingo

Por Denis Luciano Nova Veneza, SC, 18/06/2020 - 08:35 Atualizado em 18/06/2020 - 08:37
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma das cidades mais simpáticas e acolhedoras da região estará de aniversário neste domingo, 21. E a Rádio Som Maior e o 4oito antecipam as homenagens, cantando parabéns com antecedência, prestando sua homenagem a Nova Veneza, o mais italiano dos municípios da região. Gastronomia de primeira, melhor local para passar um fim de semana, características que fazem a diferença na cidade.

"Nova Veneza hoje não é conhecida somente na região, mas nacionalmente. Temos uma satisfação muito grande, uma estima muito alta em momentos de festa como esse. E temos muito orgulho de falar da nossa cidade", comentou o prefeito Rogério Frigo. Nova Veneza completa 62 anos de emancipação político-administrativa. Desmembrou de Criciúma em 1958.

Prefeito Frigo na Rua Coberta, uma das recentes conquistas de Nova Veneza / Arquivo / 4oito

Os primeiros imigrantes chegaram em junho de 1891 na atual Nova Veneza. Hoje, o progresso é a marca registrada. "Nossa indústria é diversificada, agricultura muito forte, o plantio do arroz que teve uma safra muito boa, além da boa produção se manteve os valores, nosso produtor está animado para plantar de novo. Além da nossa gastronomia, que é uma grande referência", enalteceu o prefeito. Ao destacar os potenciais, Frigo sublinha ainda o papel da indústria metalúrgica, o segmento da alimentação "com a JBS gerando 1,6 mil empregos e abatendo 140 mil aves por dia", confecções, produção de leite e agricultura.

Nova Veneza tem, hoje, população estimada de 15,1 mil habitantes / Arquivo / 4oito

Sem festa

Por conta da pandemia de Covid-19, Nova Veneza não está realizando a sua Festa da Gastronomia. "Esse ano teríamos um diferencial, dez dias de festa. Pela pandemia não foi possível realizar a décima sexta edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana. Não foi possível receber tantas pessoas que passam nessa época por Nova Veneza. A população está muito triste por não poder acontecer essa linda festa, que vinha com muitas novidades", lamentou. 

"Programamos algumas coisas para que não caia no esquecimento a nossa semana de festa, comemoração dos 129 anos de colonização e 62 anos de emancipação política e administrativa, que cai no dia 21, domingo", destacou. "A festa está acontecendo online, virtual, e as pessoas podem acompanhar tudo o que aconteceu nas festas, para ficar na memória e se cria um clima de festa", registrou o prefeito.

Nova gôndola

Outra marca de Nova Veneza é a gôndola, na Praça Humberto Bortoluzzi. E vem uma segunda gôndola por aí. "A nova gôndola está negociada, em Veneza. O que atrasou esse trâmite foi realmente o coronavírus. Estamos com as tratativas com o Bruno Moretto, que está nos auxiliando, e nos próximos meses com certeza a gôndola nova estará em Nova Veneza. Não vamos conseguir fazer a obra do canal neste ano, mas o passo principal era adquirir a gôndola", informou o prefeito.

Segunda gõndola vem aí / Arquivo / 4oito

Ouça a entrevista do prefeito Rogério Frigo no podcast:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito