Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Os desafios para a volta às aulas na rede estadual

Secretário Vampiro menciona segurança sanitária e ventilação das escolas para garantir 100% da presencialidade

Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 06/02/2022 - 23:35 Atualizado em 06/02/2022 - 23:58
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os cerca de 540 mil alunos das 1.064 escolas componentes da rede estadual de ensino iniciam o ano letivo de 2022 nesta segunda-feira (7). "O início de ano é sempre complexo, requer uma série de ações impactantes. Mas essa volta com 100% dos alunos na escola, com distanciamento e todas as regras, isso é muito importante, é um momento de desafio que reforça a escola como um ambiente seguro", comentou o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Os dados da vacinação entre os jovens colaboram para essa perspectiva positiva. Cerca de 84,5% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina, enquanto 46,4% estão imunizados com duas doses. "Claro que na escola não estamos 100% livres da Covid, mas com os planos de contingência, é melhor seu filho estar na unidade escolar do que no shopping, na praça, na praia ou na casa dos amigos", reforçou o secretário.

Outro fator para trazer os alunos para as escolas novamente é o índice de evasão escolar, que foi elevado durante a pandemia de Covid-19. "Estamos convictos de que em 2022 conseguiremos avançar bastante na educação dos jovens, com o novo Ensino Médio também", exemplificou.

As regras de distanciamento foram abolidas para o interior das salas de aula, até para garantir os espaços para os alunos. Essas regras continuam válidas para ambientes de alimentação escolar: 1,5 metro para ambientes sem ventilação e 1 metro para espaços ventilados. 

"Estamos evitando falar de climatização em sala de aula, mas sim de ventilação cruzada. Não podemos ter ventilação com sala fechada, então a nossa nova normativa apresenta janelas e portas abertas com ar condicionado ligado", explicou Vampiro. "Tudo isso para não haver contágio dentro da sala de aula", reiterou.

O secretário esteve há poucos dias vistoriando escolas no Balneário Rincão, que ele utiliza como exemplo. "Todas as salas com ar condicionado, uma grande aquisição de aparelhos modernos. O ar condicionado estará ligado com as portas e janelas abertas. Isso é segurança sanitária, é super importante", sublinhou. Mas há possibilidades de revisão dessas medidas. "Em 2021, quando tivemos uma onda de frio muito grande na região serrana, nós interrompemos a aula, pois não era possível deixar salas e portas e janelas abertas", completou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito