Há poucos dias, um suposto comunicado referindo o início das operações dos radares na BR-101 instalados no trecho Sul ganhou as redes sociais. Foi inúmeras vezes compartilhado um determinado conteúdo que referia operação de radares, mas que na verdade não dizia respeito ao sistema instalado entre Imbituba e São João do Sul.
Foram instalados 42 radares pela CCR ViaCosteira, dentro do estabelecido no contrato de concessão assinado em agosto de 2020. A concessionária iniciou a cobrança dos pedágios em maio e, em outubro, foi concluída a instalação dos equipamentos. Desde então, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpre as etapas de testes e habilitação de cada radar, analisando a localização, o potencial de alcance e outros detalhes técnicos.
Procurada pela redação do 4oito, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que depende do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) para completar a habilitação dos radares e, então, autorizar o funcionamento deles. Confira a nota:
A autorização para o início da operação depende da integração (quanto ao processamento de autuações) entre Concessionária (que implanta os controladores de velocidade - radares) e a DPRF que é o Órgão de trânsito responsável pela autuação. Nesse sentido, a ANTT aguarda a posição final do DPRF.