O primeiro paciente com resultado positivo para coronavírus no sul de Santa Catarina está em Içara desde a noite deste domingo, 15. Trata-se de um homem de 52 anos, residente em Braço do Norte e que foi transferido para o Hospital Sâo Donato por determinação da Secretaria de Estado da Saúde. "Esse paciente precisava de cuidados especiais, foi procurado o Hospital São Donato e requerido um leito de UTI, de isolamento para ele. Nós recebemos esse paciente ontem à noite, ele passa bem", informou o diretor executivo do HSD, Julio Cesar de Luca, que participou do programa Agora, na Rádio Som Maior. "É um senhor de 52 anos, a esposa dele esteve na Alemanha, ele esteve ultimamente no Uruguai e Paraguai. Ele está bem, está isolado. Requer os procedimentos de assepsia, de cuidados e limpeza", contou.
Os procedimentos adotados com o paciente são padronizados para casos de internação. "Ele está no andar da UTI, isolado, são pessoas específicas no tratamento dele, que entram com máscaras, luva, avental descartável, sapatilhas, que imediatamente fazem a higienização do ambiente com álcool. A questão é higienizar, bastante álcool, lavar as mãos, a área de segurança entre essas pessoas é de pelo menos 3 metros. Não há razão de ter preocupação", referiu o diretor. "Ele veio para Içara pois Içara tem dez leitos de UTI, tem leitos de isolamento, os leitos de UTI do São Donato são 100% SUS", destacou.
De Luca garante que o São Donato não foi tomado de surpresa com essa situação, de acolher um paciente com coronavírus. "O São Donato vem se preparando há mais de 30 dias, vendo os protocolos para receber pacientes. Ele nos foi encaminhado e muito provavelmente o São Donato será a referência no sul para esses casos de coronavírus", sublinhou. O diretor conta que o São Donato recebe diariamente pacientes com as mais diversas doenças encaminhados pela Central de Regulação do Estado. "O São Donato é acionado todos os dias. Rotineiramente o hospital é solicitado e quem controla os nossos leitos é a regulação. Deve ter havido alguma orientação pelo Estado para encaminhar os pacientes para o São Donato, hospital que está capacitado para receber esses pacientes", observou.
Estimativa preocupante
Para Julio de Luca, o grande pico da doença no Brasil ainda está por vir. "A cada dia que passa a gente vai vendo o comportamento e o crescimento dessa doença que vai ter um pico daqui uns 30, 40 dias provavelmente. Não sabemos qual comportamento terá o vírus em um país tropical como o nosso. Mas não há motivo para pânico, o paciente passa bem, ele vai ficar em isolamento por uma questão de segurança", analisou. "Não devemos esperar a ação só dos governos, das autoridades, cada instituição já tem que se prevenir e tomar as suas atitudes", ponderou.
O hospital de Içara tomou suas providências, alterando horários de visitas. "No São Donato as visitas são abertas, não são de manada. Passarão a ser das 9h às 11h, para uma única pessoa, das 17h às 20h também, na clínica cirúrgica e obstetrícia. Na UTI será das 11h às 11h30min e das 17h às 17h30min, bastante restrito, também para uma pessoa", contou. "Estamos estudando a suspensão das cirurgias eletivas também", emendou.
Ouça abaixo a íntegra desta segunda-feira do programa Agora com orientações sobre o coronavírus: