Entre 27 e 30 de março, de segunda a quinta-feira, prefeitos e gestores municipais de todo o país se reúnem para a marcha em Brasília. Diretamente da capital, Upiara Boschi participa da cobertura do evento. "O fio condutor é a eterna discussão do Pacto Federativo", informa o jornalista durante o Plenário.
[o texto continua após o áudio]
Ouça o Plenário desta segunda-feira:
"Mas há algumas questões bem práticas, como o piso da enfermagem e dos professores. Muitos prefeitos assustados, porque o último reajuste, na casa dos 16%, é uma preocupação muito forte da nova diretoria da Fecam [Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina]", acrescenta Boschi.
Também deve estar em pauta a Reforma Tributária durante a Marcha dos Prefeitos. "Ela, pelas propostas que estão colocadas para discussão e as que têm a benção do Palácio do Planalto, simplificam os impostos, reunindo ICSS e ICMS, e aí, a cobrança será feita pelo Governo Estadual e repassada, proporcionalmente, aos municípios", detalha o jornalista.
Devem estar na marcha cerca de 130 prefeitos de Santa Catarina. No Sul, o prefeito de Morro da Fumaça e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Noi Coral, além da prefeita de Içara, Dalvania Cardoso e, de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, visitam Brasília.