Um ano para ficar na história. Não só na área da saúde, de qualidade de vida, no empreendedorismo e também no campo do Direito. Esta é a visão fornecida por juristas que tiveram grandes transformações em 2020 e que devem se prolongar para o próximo ano. Através de uma conferência virtual, realizada na última semana, o advogado Francisco Manoel da Silva trouxe os principais cenários nos próximos meses. "Percebemos o quanto à digitalização do Judiciário foi importante demais para a continuidade dos trabalhos. Um processo que já vinha correndo, mas que desde março, provocou as audiências apenas em formatos virtuais e o uso exclusivo de processos eletrônicos", analisa Silva.
Novas Leis e Trabalho de Casa
Outras tendências apontadas pelo advogado são a continuidade do trabalho em home-office. "Muitas empresas já adotavam este expediente mas sem uma profissionalização. Deveremos ter cada vez mais a manutenção do trabalho em casa por negócios de setores distintos", reforça. Quanto às novas legislações, destacam-se a Lei Complementar 155 que reorganiza e simplifica a metodologia de apuração de Impostos de empresas. "O formato de cobranças em planos de saúde, contratos de leasing e consórcios sofrerão mudanças. O empreendedor deve estar muito atento à isso", alerta Silva.
Economia e Pandemia
Com experiência na área contábil e em Direito Empresarial, Silva reacende a necessidade em profissionalização de diferentes segmentos, até pela continuidade da Pandemia. "A situação atual deve perdurar. Por isso, todo empreendedor necessita conhecer mais profundamente o seu mercado. Austeridade e cautela são essenciais para sobressair em períodos assim", finaliza.