A polarização no Congresso Nacional, o partido e as relações com o governo foram pautas na entrevista com o deputado federal Rafael Pezenti (MDB), no Plenário desta segunda-feira (14). O político catarinense cumpre seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.
Ouça na íntegra:
Para Pezenti, a participação do MDB no Governo Estadual é suficiente. "Temos muitos MDBs no Brasil e em Santa Catarina. Acredito que o partido que eu integro está satisfeito. O governo começou agora a mostrar a sua cara. Os seis primeiros meses são para avaliar o cenário e colocar a casa em dia. A partir daí mostrar a que veio", avaliou.
O deputado é autor do projeto que prevê a redistribuição das cadeiras na Câmara entre os estados com base nos números do Censo de 2022. Com isso, Santa Catarina ganharia mais quatro deputados federais e, consequentemente, deputados estaduais. Outros estados devem perder representatividade. "Tenho confiança que a gente vai conseguir aprovar", destacou.
Ainda, Pezenti fez uma avaliação do Governo Lula. "O meu foco é a agricultura. É o assunto que tenho mais familiaridade. Eu venho da roça. Para a agricultura, ele não está sendo bom. Tem o caso da soja, que está limitando o plantio. Mas tem também outros produtores que estão sofrendo, como os produtores de leite", comentou.