A prefeitura de Jaguaruna vai executar em parceria com três empresas as obras de recuperação da ponte sobre o Rio Tubarão, no acesso principal ao município pela SC-442. O local está bloqueado ao tráfego desde o temporal da última sexta-feira, 24, causando prejuízos ao município.
Conforme o prefeito Edenilson da Costa, o município fará a obra com três empresas parceiras e a fiscalização do Deinfra. "A autorização foi garantida agora à tarde. Vamos assim executar essa obra com mais celeridade, pois o Deinfra, se fizesse pelos processos normais dele, não teria nem como nos precisar uma data para liberação, e com essa frente de trabalho que estamos abrindo poderemos otimizar e concluir os serviços em até quatro dias", estima o prefeito.
Pela parceria firmada, cabe às empresas ceder materiais, máquinas e caminhões, que já estão no local para começar os serviços. A ponte apresentou sérios comprometimentos em galerias de sustentação e nas cabeceiras. O Rio Tubarão segue com o leito elevado, o que dificulta os trabalhos. A Defesa Civil bloqueou o acesso de veículos, permitindo somente a passagem de pedestres.
O dia tem sido de bastante dificuldade para quem busca as rotas alternativas de acesso a Jaguaruna. Uma das estradas, a do Aeroporto Regional Sul, já apresentava pontos de atolamento para carros de passeio em função da lama, e a recomendação para que o trecho fosse evitado. Os dois desvios de chão batido apresentam cerca de 7km de extensão da BR-101 até a área urbana de Jaguaruna. O município segue em situação de emergência decretada no início da semana.