Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parque Astronômico de Criciúma prepara programação especial para observação de Eclipse Solar Parcial

Em Criciúma, será possível observar 30% do corpo solar coberto pela sombra da Lua

Por Redação Criciúma, SC, 30/09/2024 - 17:07 Atualizado há meio minuto
Foto: Arquivo/Decom
Foto: Arquivo/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quarta-feira (2), o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel, em Criciúma terá programação especial de observação do Eclipse Solar Parcial a partir das 16:45h, com término previsto para as 18:35h.

Os visitantes poderão optar em assitir o Eclipse Solar por meio da projeção de um telescópio, ou utilizando os óculos especiais que serão distribuídos durante o fenômeno por questão de segurança, já que olhar diretamente para o Sol é prejudicial à saúde dos olhos. O planetário do parque também terá sessões de exibição do filme "Sol, a nossa estrela", que serão realizadas às 18:30h e 19:30h, respectivamente.

Eclipse Solar Parcial

O eclipse do Sol é provocado quando ocorre a projeção da sombra da Lua sobre a Terra e, por isso, o eclipse solar só é possível durante a fase de Lua Nova. O eclipse desta quarta-feira (2) deixará apenas uma parcela do Sol visível. Em Criciúma, estima-se que 30% do território solar esteja coberto durante o fenômeno.

Primeiro cometa registrado pelo Parque Astronômico Albert Einstein

Na madrugada desta segunda-feira(30), a equipe do Parque Astronômico Municipal registrou, pela primeira vez, a passagem de um cometa. O C/2023 A-3 (Tsuchinshan – ATLAS), atingiu o ponto mais próximo do Sol na última sexta-feira (27), desde então é possível avistar a cauda do cometa a olho nu. Os profissionais do parque realizaram fotografias inéditas com o telescópio durante a observação realizada do alto do Mirante no Morro Cechinel.

Cometas são pequenos corpos celestes que orbitam o Sol, compostos principalmente de gelo, poeira e materiais rochosos, que ao se aproximar do Sol, o calor faz com que o gelo se vaporize, criando uma cauda.

Colaboração: Shaiane Corrêa/Decom

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito