O secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta, projeta uma semana difícil no combate à Covid-19 no Estado. A perspectiva é de um cenário deteriorado na transmissão do vírus, com consequente aumento do número de óbitos.
"O cenário epidemiológico aponta possibilidade e conforme ações de gestão a gente tem confirmação do cenário ou não. O que aponta é um cenário ruim, aumentando número de casos e óbitos. Por isso a importância da aproximação do Estado com as regiões para decisões pontuais", disse André Motta em entrevista à Rádio Som Maior nesta segunda-feira, 29.
Santa Catarina tem atualmente mais de 24,3 mil casos confirmados de Covid-19 e 312 mortes. "Estamos em um aumento da velocidade de transmissão do vírus como um todo no Estado", apontou André.
O secretário, indiretamente, lamentou o relaxamento do isolamento social no Estado. "As preocupações continuam as mesmas, ficar atento a regramentos sanitários de isolamento social que a gente ainda tem dificuldades em alguns momentos", afirmou André.
Também foi pauta do secretário a regionalização das ações de combate ao vírus, que começaram no início de junho.
"Fizemos um compartilhamento das decisões, por entendermos que houve distribuição desigual do vírus pelo Estado. Por isso é fundamental para que a gente consiga atuar de maneira pontual nas regiões, temos relações boas com os conselhos municipais de saúde e ofertamos ferramentas de análises", conclui.