Se as eleições fossem hoje, em Içara, Dalvânia Cardoso seria a candidata com mais votos e menor índice de rejeição. Isso é o que aponta a pesquisa divulgada com exclusividade pela Som Maior Comunicação, realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), nesta segunda-feira (20).
Cenário estimulado
Na pesquisa estimulada, com seis nomes apresentados, Dalvânia aparece na primeira colocação com 77,3% dos votos, seguido por Alex Michels (7,7%), Lauro Nogueira (3%), Ibanez Zanette (2,7%) e Carla Souza (1,3%). Além disso, 5% dos entrevistados disse que não votaria em nenhuma das opções e outros 3% ainda não sabem.
Cenário com dois candidatos
A pesquisa também apresentou três levantamentos com um número reduzido de candidatos. Entre Carla, Dalvânia e Lauro, a porcentagem da atual prefeita aumenta para 80,3% das intenções de voto. Enquanto os opositores aparecem com 2,3% e 5,7%, respectivamente.
Outro levantamento apresentado foi entre a atual prefeita e Alex Michels, em que o número do candidato cresce para 17,7%. Ainda assim, Dalvânia continua na frente com 73%.
No último cenário apresentado, Dalvânia aparece com 84,7%, contra a vereadora Carla, que acumula 2,3% das intenções. Nesta simulação, 6,7% não sabem e 6,3% não escolheriam nenhuma delas.
Rejeição
Na pesquisa referente a rejeição dos candidatos a prefeito de Içara, Carla Souza aparece na frente (19,3%), seguida de Alex Michels (13%). A prefeita Dalvânia possui o menor índice (3,3%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de novembro de 2023, totalizando 600 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,0 pontos percentuais e para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Confira a pesquisa completa:
Relatório Pesquisa Intenção de Voto Içara Nov 2023 by 4oito on Scribd