Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pinguim é encontrado em orla do Morro dos Conventos (VÍDEO)

Espécie encontrada é também conhecida como naufragado e pato-marinho

Por Maira Rabassa Araranguá, SC, 11/02/2022 - 09:10 Atualizado em 11/02/2022 - 12:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Apesar da temporada de migração das aves marinhas ser entre os meses de junho e julho, um pinguim-de-magalhães apareceu nas praias do sul catarinense. Ele foi localizado por um banhista em Morro dos Conventos nesta sexta-feira, 11. A espécie encontrada é também conhecida como naufragado e pato-marinho. Ele é um pinguim sul-americano característico de águas temperadas e com temperaturas de 15 ºC a abaixo de 0ºC. 

De acordo com Suelen Santos, presidente da Ong Educamar, quando um desses animais chega na orla das praias é sinal que está muito debilitado, principalmente com hipotermia. “As pessoas acham que por ele ser do pólo sul, ele suporta o frio, mas ele vem para a região para se alimentar e poder sobreviver. Nesse caso, ele está bem adiantado para a temporada, está bem perdido, pois sempre viajam em grupos”, explica a presidente da Educamar. 

O que deve ser feito quando encontrar um animal marinho na praia?

Suelen destaca que os animais marinhos precisam ter cuidados quando chegam nas praias da região. Se um banhista encontrar um animal é importante colocar ele dentro de uma caixa de papelão e aquecer ele. “É importante não alimentar o bichinho, pois ele não vai conseguir comer. Além disso, colocar ele em um local seguro para evitar que seja atacado por outros animais”, enfatiza.

Outro alerta que ela faz é que a partir deste ano a Educamar não vai mais fazer os resgates de animais marinhos nas orlas da região. Isso porque a entidade não tem mais recursos para fazer o deslocamento dos bichos até Laguna. Então, agora a população deverá ligar para o Instituto do Meio Ambiente (IMA) ou para a Prefeitura da cidade onde o animal foi encontrado. “Ele precisa de atendimento, pois não tem como voltar para a água sozinho. Ele não vai conseguir sobreviver, vai voltar para a praia e ficar ali até morrer”, conclui. 
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito