Há exatos 17 anos, Criciúma vivia, naquele 26 de agosto de 2003, um dos dias mais tensos da sua história. Um assalto na agência do Unibanco na Avenida Centenário ganhou ampla repercussão.
Era por volta de 16h quando uma quadrilha agiu de forma ousada. No ataque, disparos contra policiais - dois PMs foram mortos e um ferido -, além de populares atingidos, já que havia movimento, e não era pequeno, na Avenida Centenário, mais uma prova da ousadia da ação.
Perderam a vida no episódio o cabo Joel Domingos, 32 anos, e o cabo Sérgio Buratti da Silva, 40 anos. Eles foram alvejados por balas de fuzil 7.62, de uso exclusivo do Exército, armas que foram utilizadas pelos marginais. Eles fugiram carregando dois malotes. Outro PM, o cabo Marlon Bússolo, 38 anos, sofreu um tiro no ombro e sobreviveu à ocorrênica.
Os PMs vítimas desse assalto receberam uma homenagem especial nesta quarta-feira, 26, em Criciúma. As guarnições de serviço nesta tarde estacionaram as viaturas em locais estratégicos e ligaram as sirenes por um minuto, prestando continência aos colegas mortos na ação criminosa de agosto de 2003.
Confira, no vídeo, um resumo da cobertura jornalística desse crime marcante na história de Criciúma. A reportagem é do Jornalismo Satc.