A Defesa Civil e a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma, atuando em conjunto, realizaram uma manutenção na vegetação da Praça Nereu Ramos. A operação, que ocorreu nesta segunda-feira, 14, teve como objetivo podar e remover árvores que representassem riscos de acidentes. Novas mudas nativas foram colocadas no local das plantas removidas.
“Uma das árvores cortadas desta vez, por exemplo, dava grandes e pesados frutos, que poderiam atingir e machucar as pessoas, principalmente crianças e idosos. Mitigamos os riscos para garantir mais segurança, e agora o crescimento das novas mudas poderá ser acompanhado”, explicou diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes. Em 2017, a Defesa Civil já havia feito o monitoramento na Nereu Ramos, na Praça do Congresso e em outros pontos da cidade.
A diretora de Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Bitencourt, também destacou a importância ambiental do serviço. “As árvores removidas eram plantas exóticas, que foram substituídas por mudas de Ipês e Ingás, árvores nativas da mata atlântica, o que reduz o impacto ambiental”. De acordo com ela, foram removidas uma Ligustro antiga que estava seca, e uma Maça-de-Elefante, responsável pela queda dos frutos.
O trabalho faz parte do projeto Replantar Seguro, uma iniciativa em conjunto entre os dois setores para garantir mais segurança para os cidadãos e equilíbrio ambiental, com o plantio de vegetação nativa. O serviço foi iniciado no começo da manhã e finalizado durante a tarde.