Um espaço destinado ao acolhimento e ao atendimento de mulheres vítimas de violência. Com este enfoque, a Polícia Civil de Santa Catarina inaugurou na sexta-feira, 10, a Sala Lilás junto à Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, no Oeste.
A instalação de Salas Lilás pela Polícia Civil tem sido um importante meio para o acolhimento da mulher vítima de violência. Ao chegar neste local, por exemplo, a mulher é recebida e suas crianças podem aguardar enquanto a mãe é ouvida em outro ambiente acolhedor, o que proporciona uma escuta ativa respeitosa.
“Os locais em que a gente não pode instalar e não consegue ter uma delegacia especializada no combate à violência contra a mulher, vamos ter um setor específico, com todo o serviço especializado para este atendimento”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.
Respeito e privacidade
De acordo com a coordenadora das delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso em SC, delegada de polícia Patrícia Zimmermann D’Ávila, a Sala Lilás como aparelho de enfrentamento à violência contra a mulher garante às vítimas o respeito a sua privacidade, atenção que elas merecem e o cuidado que a Polícia Civil tem para com essas mulheres.
"Se você é mulher e sofre violência procure a Polícia Civil. Denuncie os seus fatos. Você encontrará na sala lilás um ambiente acolhedor”, alerta a coordenadora.