A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Capivari de Baixo, identificou e desarticulou um esquema criminoso voltado à prática de estelionato contra seguradoras de apólices de bicicletas de elevado custo financeiro.
As investigações foram realizadas pelo Setor de Investigação Criminal (SIC) e começaram após denúncia anônima. A informação apontou que um homem teria forjado um roubo entre as cidades de Tubarão e Gravatal no final de 2019 com o objetivo de acionar o seguro do bem, avaliado em mais de R$ 12 mil.
Após investigação, realizada pelos agentes do SIC e da Agência de Inteligência da Polícia Militar, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na tarde de quarta-feira, 29, em Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava, onde foi apreendido o objeto do falso crime (uma bicicleta de elevado valor). Em Capivari de Baixo, também foram encontrados e apreendidos documentos relacionados à apólice do seguro e do valor recebido pelo suspeito, elementos que reforçam a investigação no sentido de ter ocorrido estelionato, com a comunicação falsa de crime e falsidade ideológica.
A empresa seguradora, com sede em São Paulo, será comunicada da fraude para que adote as medidas cabíveis contra o investigado. A Polícia Civil de Capivari de Baixo solicita que as seguradoras que realizaram pagamentos de apólices de pessoas da cidade entrem em contato com a delegacia, pois há indícios de que outros casos também tenham ocorrido.