Os moradores de Criciúma tem até esta sexta-feira, 20, para efetuar o pagamento da taxa de lixo. A data de vencimento da cobrança foi prorrogada após a reclamação de muitos moradores, que afirmaram ter recebido o boleto com a taxa em um dia muito próximo do vencimento. A cobrança reunirá quatro parcelas equivalentes aos quatro últimos meses da tarifa.
A decisão de cobrar em quatro parcelas a taxa de lixo surgiu como uma solução para a prefeitura, após a decisão da Casan que, no meio do ano, optou por não renovar o contrato de cobrança da tarifa juntamente com a fatura de água mensal. “Logo no começo do ano quando dividimos o tributo de coleta de lixo em 12 parcelas e não esperávamos que isto fosse interrompido no meio do exercício, sobrando, então, outras quatro parcelas”, comentou o fiscal de tributos da prefeitura, Iago Gandolfi.
Sendo assim, a prefeitura de Criciúma emitiu um novo boleto, que vence ainda nesta sexta-feira. Para aqueles que não conseguiram emitir a nova cobrança do tributo, tendo em mãos apenas o documento recebido anteriormente a prorrogação, Iago ressalta que será aceito o pagamento do antigo boleto - sem nenhuma taxa de juros a mais.
“Foram alteradas as instruções de juros e multas do boleto vencido para que as pessoas não precisem ir na prefeitura tirar um outro boleto. Quem não recebeu a entrega dos boletos pode retirá-lo pelo site da prefeitura ou até mesmo na própria prefeitura”, destacou Iago, ressaltando que aquelas pessoas que pagaram a tarifa de lixo de uma só vez, no começo do ano, não receberão a nova cobrança.
Para 2020, o secretário da Fazenda de Criciúma, Celito Cardoso, afirma que o tributo voltará a ser cobrado no IPTU. “Voltamos ao mesmo nível de inadimplência de 20%, anterior a Casan, mas com a segurança de que não precisaremos nos reinventar e passar pelos apuros que passamos neste semestre”, concluiu o secretário.