A cada quatro passageiros que voavam partindo ou chegando do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, apenas um continua embarcando. Esse é o dado atualizado - por consequência da propagação do coronavírus pelo Brasil - da movimentação de clientes pela Azul e Latam, empresas que continuam operando pelo aeródromo sul catarinense. "Há boatos de que podem haver suspensão de voos, mas até agora não recebemos nada oficial", informa o diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo.
A Azul chega com seu voo diário de Campinas às 6h05min e parte à 0h45min. A Latam chega de São Paulo às 14h35min e embarca às 15h05min. "O movimento está sim em queda brusca, é um fato nacional, aqui em Jaguaruna estamos movimentando 25% dos passageiros que transportávamos, e com tendência de queda", apura Constanzo. "A operação já está inviável com esses números", complementa.
O fechamento de fronteiras anunciado pelo Governo Federal cita as viagens terrestres. Para as aéreas, há a suspensão de voos por decisão das empresas aéreas mas a única restrição imposta, até agora, envolve uma recepção mais criteriosa dos passageiros vindos do Exterior, em especial de países onde a pandemia apresenta números expressivos. Não existe recomendação oficial, até o momento, para suspensão da aviação regional.