Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Praça Nereu recebe ação contra hepatites virais

Atividade ocorre neste sábado, na campanha Julho Amarelo. Outra iniciativa será realizada no estádio Heriberto Hülse

Por Redação Criciúma, SC, 24/07/2019 - 17:38 Atualizado em 24/07/2019 - 17:38
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Hepatites Virais, em parceria com o Rotary Club, realizará ações em alusão à campanha Julho Amarelo na Praça Nereu Ramos. Os moradores poderão se vacinar e fazer os testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. A ação ocorre neste sábado, 27, das 8h30 às 12h. Também será oferecida aos munícipes a vacina contra a febre amarela. 

Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana de Brida, as hepatites descobertas precocemente têm 95% de chance de serem curadas. “É uma doença silenciosa e os sintomas só aparecem quando estão em estágio avançado. Por isso é muito importante que as pessoas façam os testes rápidos e também tomem a vacina de três doses”, informa. 

Atualmente, Criciúma tem 560 pacientes em acompanhamento de hepatite B e 1.316 pacientes em acompanhamento de hepatite C. “A transmissão é por meio da via de compartilhamento de agulhas, seringas, aparelhos odontológicos ou cirúrgicos, e principalmente via sexual”, explica a enfermeira. 

Iniciativa no estádio Heriberto Hülse

No sábado, uma ação também será realizada, em parceria com a Associação Catarinense para o Estudos do Fígado (ACAEF), durante a partida entre Criciúma e Figueirense, às 11h, no estádio Heriberto Hülse. Serão entregues materiais educativos sobre as hepatites virais para os torcedores. 

Ação no Paço Municipal

Nesta quarta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Saúde coordenou uma ação no Paço Municipal Marcos Rovaris para os profissionais que atuam na Prefeitura de Criciúma. Na sala do setor, os servidores públicos tiveram a oportunidade de fazer os testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. Além disso, a vacina de hepatite foi ofertada para aqueles que não possuíam a carteira de vacinação em dia. 

Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

O próximo domingo, 28, será marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais. A data foi criada em 2010, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde então, vem se cumprindo ações integradas de prevenção em controle em todo mês de julho, tornando-se o mês de prevenção às hepatites virais.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito