Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, desta quinta-feira, 29, o analista administrativo e financeiro da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), Vilson Amaral, afirmou que os ônibus da cidade atendem cerca de 70% do que se atendia antes da pandemia. De acordo com ele, “é praticamente toda a frota ativa”.
“Nós continuamos atendendo aos decretos. Quando a gente trabalhava com 50% da capacidade, infelizmente a gente tinha que deixar muitas pessoas nas paradas de ônibus, porque não tinha como atender ao decreto e à demanda ao mesmo tempo. Então agora, com a capacidade aumentada, está mais tranquilo de atender. Os critérios continuam sendo os mesmos: pessoas controlando nos terminais a quantidade permitida, álcool em gel nas entradas, ninguém anda de ônibus sem máscara, enfim. Todo esse controle é feito por funcionários, tanto nos terminais quanto o próprio motorista dentro dos ônibus”, garantiu Amaral sobre os cuidados ainda tomados.
O analista ainda disse que, por conta da demanda, sempre há novos horários disponibilizados, agregando aos já existentes. “Atualmente, a capacidade máxima permitida é 90%. Na linha Troncal, que são os amarelinhos, é permitido em torno de 80 pessoas dentro do veículo”, informou Amaral.