Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeito de Pedras Grandes volta da Itália

Agnaldo Filippi ficou oito dias na Europa. Ele visitou a Torre de Pisa, inspiração para a réplica que está sendo erguida em Azambuja

Por Giovana Bordignon Pedras Grandes, SC, 12/04/2022 - 18:30 Atualizado em 12/04/2022 - 18:39
Foto: Júlio Cancellier / Divulgação
Foto: Júlio Cancellier / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cumprindo agenda oficial na Itália, o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, voltou ao país nesta terça-feira (12). A visita, que durou oito dias, tinha o objetivo de estabelecer um pacto de amizade com o prefeito de Longarone, divulgar a rota da imigração italiana e visitar o monumento de Pisa, inspiração para a réplica que será construída no distrito de Azambuja.

Réplica italiana

O monumento abrigará os sinos da igreja, mas o principal foco é que o local seja um centro educacional, difundindo a história e cultura italiana para todas as crianças do complexo regional educacional. Oferecendo uma escola de língua italiana e o primeiro museu digital da colonização italiana do sul de Santa Catarina.

“Visitamos o monumento inclinado, que nos inspira para esse desafio da construção de uma réplica. É algo que chama a atenção, deixou as pessoas aqui muito animadas. Então será um grande marco, que identifica essa ligação que uma grande parte do sul de Santa Catarina tem com a Itália. É um projeto audacioso”, enalteceu o prefeito.

O prédio terá cerca de 30 metros de altura, 8 metros de diâmetro e será inclinado. O diferencial do monumento é que ele será inclinado mecanicamente no dia da inauguração, diferente da Torre de Pisa, que inclinou por conta de uma deficiência no solo.

Leia também - Pedras Grandes divulga a sua Torre de Pisa na Itália

“A nossa expectativa é que esse monumento venha a contribuir para o desenvolvimento do turismo, não apenas de Pedras Grandes, mas de toda a região. Que ele venha também para nos ajudar a consolidar esse importante produto que é a rota da imigração italiana”, disse Agnaldo.

Pacto econômico

Na região do Vêneto, o prefeito visitou Longarone, onde se reuniu com o prefeito do município para estabelecer um possível pacto de amizade no futuro. “Demonstrando sempre que esses pactos de amizade possibilitam facilitar a integração e o desenvolvimento econômico mutuo, foi um roteiro muito importante”, comentou.

Rota de imigração italiana

Em Belluno, reunidos em um jantar com mais de 50 pessoas, incluindo brasileiros, foi apresentada a rota de imigração italiana, que compreende 12 municípios de Santa Catarina, Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Urussanga, Treze de Maio, Cocal do Sul, Criciúma, Siderópolis, Nova Veneza, Treviso, Lauro Müller e Grão-Pará. Na feira internacional de turismo de Milão, no dia seguinte, a rota foi oficialmente apresentada.

“Uma reunião muito produtiva, em que nós também aproveitamos a oportunidade para apresentar Azambuja como primeira colônia de imigrantes da região sul do estado de Santa Catarina, em 1877”, contou o prefeito. A região possui três colônias, sendo Azambuja a primeira, em seguida Grão-Pará e a terceira Nova Veneza.

“Apresentamos também os resultados deste importante trabalho ao longo desse tempo, desenvolvido pelo imigrante italiano, somado a todas as etnias nessa região, o resultado extremamente positivo, onde temos hoje uma região muito forte economicamente”, disse.

Agnaldo orgulha-se muito da descendência italiana que é sempre preservada e frisou a importância disso. Para ele, é essencial que o país também reconheça esse fator. “Que eles tenham também esse sentimento de gratidão pelo trabalho desenvolvido, que eles tenham orgulho por tudo aquilo que o descendente italiano construiu por toda essa região”, destacou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito