Diretor da Plasson do Brasil e integrante da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Gilberto Francisco Hobold foi convidado a compartilhar experiências com empresários e profissionais que compõem a primeira turma do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE – oferecido pela Acic em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e a UniSociesc.
Em encontro na noite dessa quarta-feira, 11, Hobold abordou a preparação para a tomada de decisão e a importância do bom senso na definição de ações estratégicas para as empresas. “Algumas questões podem esperar, outras precisam ser decididas rapidamente, mas as decisões têm que ser tomadas no tempo certo. Se analisou, ponderou, decida e siga”, indica.
“Outro ponto muito importante é ouvir todas as partes envolvidas, reunir todas as informações relevantes para formar um raciocínio lógico, racional, antes de decidir. Além de avaliar o impacto da decisão antes de tomá-la, agir após analisar todos os aspectos e não se negar a rever nenhuma decisão. Voltar alguns passos atrás não é problema”, considera.
Atuação da Plasson
Hobold descreveu os passos da Plasson durante os 24 anos de atuação no país, em investimentos e decisões tomadas, desde a instalação da unidade em Criciúma até a ampliação da estrutura física, das operações e do portfólio, formado principalmente por equipamentos e serviços para a avicultura e suinocultura. Nesse período, a empresa também conquistou o mercado externo e, hoje, 28% das receitas vêm das exportações.
Entre as decisões estratégicas para a ampliação do portfólio está a aquisição da ATI Sangyo, de Rinópolis (SP), para a fabricação de equipamentos para a postura comercial (produção de ovos). “Passamos a ser a única empresa do Brasil que está em todos os segmentos da avicultura”, ressalta o diretor. Com origem em Israel, a Plasson também investe no mercado de válvulas e conexões para distribuição de água, esgoto e gás.
Quarto módulo
A participação de Hobold integra a programação do quarto módulo do PGVE, que teve início nessa quarta-feira e será concluído nesta quinta-feira, 12. A disciplina “Modelo de Tomada de Decisão” é ministrada pelo professor Wander Mendes, especialista e ativista de aprendizagem e mudanças, além de sócio fundador e CEO da Model Thinking.
Na manhã dessa quinta-feira, Wander Mendes também conduziu a palestra “Inovação e Modelos de Negócios”, voltada a associados da Acic. “Abordamos os novos negócios e as novas oportunidades que estão sendo criadas pelo mundo digital, não a partir de produtos e sim de modelos de negócios. Falamos de uma economia de criatividade, uma economia de colaboração, de uma grande ruptura possibilitada pela tecnologia, do modo de pensar, do mindset”, comenta.