A semana inicia com a política em pauta na Rádio Som Maior e no Portal 4oito. Rafael Niero, Maga Stopassoli e Upiara Boschi conversaram com o deputado federal e presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Santa Catarina, Carlos Chiodini, sobre a relação do partido com o governador Jorginho Mello (PL), durante o Plenário desta segunda-feira (16).
[o texto continua após o áudio]
Ouça o Plenário completo desta segunda-feira (16):
Na semana passada, o MDB emitiu uma nota a respeito de cargos ventilados no Governo do Estado e a eleição para presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). No texto, o partido esclarece que:
- O diálogo entre MDB e Governo acontece para a construção do relacionamento com o Partido. Em momento algum foram cogitados nomes para assumir secretarias de Estado;
- O MDB mantém a coerência na construção do projeto para presidência da Assembleia Legislativa focado em fortalecer o parlamento independente;
- O único projeto do deputado estadual de Mauro De Nadal nesse momento é desempenhar a missão de deputado estadual e construir uma Mesa Diretora representativa no parlamento catarinense.
Sobre o tema, Carlos Chiodini foi entrevistado pelos jornalistas. "A nota transmite o real momento. A gente tem conversado com o governador Jorginho, isso é público, mas não chegou ao ponto de ser tal nome. O governo não foi formatado, necessita enviar a reforma administrativa, os espaços que vão ter e a configuração. Claro, existe uma conversa adiantada para uma participação do MDB tanto na gestão do Executivo, quanto na governabilidade", detalha o deputado.
"Realmente, não há uma discussão se será esse ou aquele [nome] e, também, não há uma definição de espaço. Então, vai carecer um tempo. Isso depende do governador para a gente evoluir a conversa e tomar algum rumo de fato", acrescenta, ainda, o presidente do MDB em SC.