O Departamento de Administração Prisional (Deap) informou em nota que um interno do Presídio Regional de Tubarão veio a óbito nessa segunda-feira, 19, em função de complicações causadas pela covid-19. Ele tinha 60 anos, estava desde fevereiro na unidade e tinha comorbidades.
Segundo o Deap, no dia 12 deste mês o preso apresentou sintomas de coronavírus e, após o exame PCR, houve a confirmação da doença. O interno passou a receber atendimento de saúde e, diante do agravamento do quadro, foi removido para unidade hospitalar no dia 14, vindo a falecer nessa segunda.
Esse foi o 11º óbito registrado no sistema prisional do Estado, o sexto de um preso. O boletim divulgado nessa segunda pelo Deap apontava que o Presídio Regional de Tubarão contava com seis internos com covid-19, o que caracteriza que a unidade está em surto da doença. Para o departamento, é considerado surto quando na unidade há três ou mais casos confirmados com relação entre si.
Ainda segundo o boletim, um servidor do presídio feminino de Tubarão também está afastado por conta do coronavírus, assim como um outro funcionário da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna.