A PRF inicia nesta quinta-feira, 14, a Operação Proclamação da República 2019. A ação tem o término previsto para a meia-noite de domingo, 17. Ao todo, são quatro dias de ação, com ênfase na segurança e fluidez do trânsito. A iniciativa realizará uma intensa fiscalização de alcoolemia, em diversos pontos do Estado. Em 2018, o feriado iniciou em uma quinta-feira e durante os quatro dias de operação, foram registrados 98 acidentes, com um saldo de 113 feridos e cinco mortos.
O maior movimento esperado é no domingo, 17, no período da tarde e início da noite, quando termina o feriadão e ocorre o retorno dos viajantes. Conforme a PRF, considerando que este é o único feriadão deste segundo semestre, há uma expectativa que muita gente viaje, sobretudo em direção ao litoral.
Também haverá restrição de trânsito para veículos com excesso de dimensões na quinta-feira, das 16 às 22 horas, na sexta-feira, das 6 às 12 horas e no domingo, das 16 às 22 horas.
A PRF recomenda a todos que mantenham os faróis acesos de dia e de noite, usem o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, respeitem os limites de velocidade, não usem o telefone celular enquanto estiverem dirigindo e, se beber, não dirija.