Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Problemas reais da indústria viram práticas ativas nas aulas de engenharia

Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica da Satc desenvolvem equipamento automático para soldagem

Por Redação Criciúma, SC, 17/07/2019 - 13:38 Atualizado em 17/07/2019 - 13:39
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um dos grandes desafios da educação atual é dar ao aluno o significado de valor e importância dos conteúdos discutidos em aula. Pensando em trazer para a prática a teoria vista em sala, o curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc propôs um desafio aos acadêmicos: desenvolver um equipamento automático para soldagem.

O problema surgiu de uma realidade do mercado, ou seja, de um fato real da indústria metalmecânica, aliando conteúdos de três disciplinas na resolução do desafio. Coordenaram a prática os professores Daniel Fritzen, Pascoal Meller Neto e Anderson Daleffe.

A proposta retrata a aplicação do processo de soldagem união de tubos cilíndricos, realizada de forma manual. A solução foi a automatização deste processo, por meio de recursos mecatrônicos. Após analisado o problema e discutidas as soluções possíveis, os alunos projetaram a estrutura necessária, considerando análise econômica de investimento e retorno financeiro, e iniciaram os trabalhos práticos para fabricação dos equipamentos.

Para o coordenador do curso de Mecatrônica, João Mota Neto, a utilização em sala de aula de problemas reais da indústria, promove ao aluno competências multidisciplinares. “É uma forma do aluno desenvolver habilidade, analisar problema, pesquisar e discutir de soluções, até a resolução final, como no mercado de trabalho”, finalizou.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito