Um dos grandes desafios da educação atual é dar ao aluno o significado de valor e importância dos conteúdos discutidos em aula. Pensando em trazer para a prática a teoria vista em sala, o curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc propôs um desafio aos acadêmicos: desenvolver um equipamento automático para soldagem.
O problema surgiu de uma realidade do mercado, ou seja, de um fato real da indústria metalmecânica, aliando conteúdos de três disciplinas na resolução do desafio. Coordenaram a prática os professores Daniel Fritzen, Pascoal Meller Neto e Anderson Daleffe.
A proposta retrata a aplicação do processo de soldagem união de tubos cilíndricos, realizada de forma manual. A solução foi a automatização deste processo, por meio de recursos mecatrônicos. Após analisado o problema e discutidas as soluções possíveis, os alunos projetaram a estrutura necessária, considerando análise econômica de investimento e retorno financeiro, e iniciaram os trabalhos práticos para fabricação dos equipamentos.
Para o coordenador do curso de Mecatrônica, João Mota Neto, a utilização em sala de aula de problemas reais da indústria, promove ao aluno competências multidisciplinares. “É uma forma do aluno desenvolver habilidade, analisar problema, pesquisar e discutir de soluções, até a resolução final, como no mercado de trabalho”, finalizou.