Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Programa Adelor Lessa celebra os 52 anos da Unesc

Universidade está de aniversário nesta segunda-feira

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 22/06/2020 - 07:50 Atualizado em 22/06/2020 - 08:15
Foto: Guilherme Nuernberg / 4oito
Foto: Guilherme Nuernberg / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), completa nesta segunda-feira, 22, 52 anos de existência. Em 1968, a instituição comunitária nascia pela caneta do então prefeito Ruy Hülse, sob o nome de Fundação Universitária de Criciúma (Fucri), e desde então vem contribuindo para a formação e o desenvolvimento de toda a região carbonífera.

O Programa Adelor Lessa desta segunda será especial a partir das 8h, em comemoração ao aniversário da Unesc, ressaltando o papel essencial que a universidade vem desempenhando há mais de meio século para o bem-estar da região. 
 

Detalhes da transmissão:

09:35

A coordenadora das clínicas integradas da Unesc, Mágada Tessmann, apresenta uma leve noção de todo o trabalho de saúde gratuito que a universidade disponibiliza à sociedade. Os trabalhos vão desde consultas à serviços de odontologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, biomedicina e também de farmácia, com a farmácia escola e a farmácia solidária.

"Oferecemos a comunidade 10138 consultas médicas durante 2019, nas áreas de cardiologia, pediátrica, dermatologia, exames de eletro - tudo. Num geral, somando todos os atendimentos, foram mais de 270 mil no último ano", declarou.
 

09:27

Professor da instituição, Marcelo Feldhaus ressalta o investimento tecnológico que a Unesc tem feito para agir no combate à pandemia de Covid-19. Como resultado, nascem os canais de teleatendimento disponibilizados pela universidade, além de pesquisas diárias sobre o andamento da doença.

Segundo Marcelo, mais de 60 pessoas da universidade enviam relatórios todos os dias para tomadas de decisões. Se for levar em conisderação as ações de extensão, ainda há mais 80 pessoas ligadas no combate à doença.
 

09:22

Mesmo com muitas gratificações do passado, a Unesc segue focada no desenvolvimento para o futuro - e muito disse tem reflexos em seus projetos. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento, Gisele Coelho, destaca novidades da universidade como o observatório, que trabalha contribuindo com informações regionais econômicas.

"Precisamos subsidiar toda essa região com informações altamente qualificadas, com uma equipe de pesquisadores debruçados em cima de dados da região para propor à região os caminhos que podemos seguir para os próximos anos", afirmou.
 

09:18

Os professores Edson Rodrigues e Gildo Volpato também tiveram sua digital no processo de formação e desenvolviemnto da Unesc. Ex-reitores da instituição, ambos reafirmam trabalhos importantes nesta construção, mas visam um futuro ainda maior. "A Unesc tem o tamanho dos sonhos de cada um que passou por lá, e como cada um que está lá tem seus sonhos muito grandes, ela ainda vai crescer muito, contribuir muito e alcançar muito mais pessoas", disse Edson.

09:09

O processo de transação da Fucri para Unesc teve como um de seus grandes personagens o professor Laenio Ghisi. No início da unversidade, os diretores eleitos eram pessoas que trabalhavam em empresas, que conciliavam os empreendimentos com a instituição - vistiando-a algumas vezes por semana par arealizar despachos.

Laenio, ao lado de outros colegas, foi atrás da possibilidade de transformar a instituição em uma universidade propriamente dita. "Larguei tudo de fora, mergulhei dentro da Unesc para transformá-la em universidade. Participei de diversos seminários e eventos buscando subsídios e caminhos para transformar em universidade", declarou.

O professor foi a Brasília, montou a carta consulta pedindo a transação, a qual passou pelo âmbito nacional até vir a ser julgada em Santa Catarina. "Depois de alguns anos, foi aprovada a carta. Então temos uma Unesc pujante, forte, participante e responsável pelo desenvolvimento de toda a região", disse.
 

08:45

Ruy Hülse, o idealizador da universidade, tem a universidade como um de seus grandes feitos enquanto gestor. "Tenho comigo que se nada tivesse feito na Prefeitura e tivesse criado a Fundação Universitária, já me daria por realizado. A unesc é uma entidade que contribui de maneira decisiva para o desenvolvimento da nossa região, formando técnicos em um nível superior de qualidade", destacou.
 

08:38

A professora doutora Luciane Ceretta, reitora da universidade, destaca a rápida resposta da Unesc em meio a pandemia do novo coronavírus. De dentro da universidade, nasceram projetos e ações que visam a melhora do município durante e após a crise - tanto na parte econômica quanto sanitária.

"São mais de 20 ações efetivas que a Unesc tem apresentado num momento como esse, desafiador e de grandes necessidades de se reorganizar. Rapidamente ela se reorganizou, implementou um comitê de gestão de crise, reavaliou todo seu planejamento e orçamento para 2020. Está seguindo firme", afirmou.
 

08:30

O ex-governador e ex-prefeito de Criciúma, Eduardo Moreira, pontuou a importância da Unesc para a região sul de SC, destacando-a como uma unanimidade. "É resultado de uma ideia que floresceu com vitalidade e raízes profundas que foi extremamente responsável na formação, inteligência e futuro de milhares e milhares de jovens da região sul, do estado e de todo o país", declarou.

08:23

O presidente da Amrec, Ademir Magagnin, e o presidente da Acic, Moacir Dagostin, ex-alunos da instituição, também prestaram suas homenagens e parabenizações à Unesc. "Há 52 anos promove a geração de conhecimento e pesquisa, e estimula a atividade empreendedora e inovadora", disse Moacir.

08:14

O presidnete da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, destacou a importância de uma universidade para o desenvolvimento de uma região.

"Nenhum país se desenvolve se não tiver como base a educação, nenhuma cidade ou região se desenvolve se não tiver sua universidade além de uma boa educação, nenhuma cidade ou região se desenvolve se não tiver sua universidade além de uma boa educação de base. Reconheço a qualidade da nossa universidade, a equipe vibrante da reitora Luciane Ceretta", disse.
 

08:08

O prefeito do município, Clésio Salvaro, ressaltou a forte presença que a universidade vem construindo na história de Criciúma. "Quando for cotnar a história da nossa cidade, bela e querida Criciúma, não tem como não falar da nossa universidade que agora está completando 52 anos. Parabéns a todos que ajudaram a fazer dessa universidade uma página linda escrita na nossa bela e linda Criciúma", disse Salvaro.
 

08:05

Autoridades regionais e estaduais apresentaram os seus parabéns a Unesc, reafirmando a importância da universidade. 

"Hoje meu abraço a todos os colaboradores e a comunidade acadêmica, alunos e professores, a nossa reitoria Luciane da Unesc, por completar agora 52 anos de sua fundação. A Unesc é de extrema importância  pro sul de SC e para o nosso estado como um todo", declarou o governador Carlos Moisés.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito