O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), integrado a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, formou 15 jovens na tarde de ontem, terça-feira, dia 31, no Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
As aulas e a formatura aconteceram no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Esplanada. “Eu sempre digo, a nossa cidade precisa de qualificação profissional, esses cursos são uma oportunidade para iniciar no mercado de trabalho. O trabalho dignifica o homem e é por meio dele que possamos almejar e chegar aonde quisermos”, disse a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.
As aulas aconteceram de forma gratuita. “Foram encontros repletos de muito conteúdo. Percebemos a necessidade deste curso, principalmente no pós pandemia. Conseguimos reunir jovens que necessitam deste incentivo”, contou a psicóloga, técnica e coordenadora do programa, Simone Della Bruna Gabriel. “Ele teve o objetivo de capacitar para o primeiro contato com o mercado de trabalho. Temas como criatividade, inovação, dinâmica de grupo, formas de entrevista de trabalho, inteligência emocional, planejamento de carreira e redes sociais foram abordados”, reforçou o secretário de assistência social do município, Eduardo Michels Zata.