A Prefeitura de Criciúma irá inaugurar nos próximos meses um programa de saúde voltado para o atendimento de pacientes em domicílio, sem que estes precisem sair de casa para receberem tratamento. Chamado de Melhor em Casa, o programa é um complemento do que já é realizado atualmente no município, e contará com duas novas equipes especializadas.
“Hoje se atende em domicílio a parte de fisioterapia de acamados, pacientes que estão paliativos ou muitas vezes em fase final, e pacientes que precisam e podem ficar em casa, diminuindo internações hospitalares. O Melhor em Casa terá médico, enfermeiro e multiprofissionais para atender na residência”, destacou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
O programa surge para humanizar ainda mais o atendimento de pacientes em domicílio. Segundo Acélio, as pessoas que tiverem interesse em participar do programa deverão contatar a unidade de Saúde mais próxima de casa, já que os recursos serão distribuídos aos municípios do Brasil a partir de janeiro e de acordo com com os indicadores de cadastros das pessoas.
“As pessoas devem estar cadastradas nas unidades mais próximas, e então conhecemos a população que tem necessidade de atendimento domiciliar e, a partir do momento em que o cidadão vai ao Posto de Saúde e solicita o atendimento, os agentes comunitários verificam in loco e disponibilizam as duas equipes para poder atender em casa”, pontuou o secretário.
O atendimento envolve desde a internação domiciliar, a disponibilidade de oxigênio, soro, troca de curativos e muito mais. “Tudo o que se faz dentro do hospital, mas em casa”, ressaltou Acélio. Além de humanizar o atendimento em domicílio, o Melhor em Casa também tem o objetivo de fazer com que as pessoas com dificuldade não precisem se deslocar para unidades de saúde ou prontos atendimentos.