A Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc recebeu, nesta quarta-feira (11/3), 19 pessoas com deficiência para um processo seletivo especial. Mais do que uma entrevista de emprego, o momento foi de acolhimento, escuta e troca de experiências. A ação é o primeiro passo do Programa Somos, projeto que será lançado oficialmente nos próximos dias. Ele pretende ampliar a participação de tal parcela da sociedade nas atividades da Instituição e, sonhando mais alto, das organizações de toda a região.
Conforme a assistente social da Secretaria, Priscila Schacht Cardozo, foram pré-selecionados 13 candidatos para vagas de emprego, sendo cinco para Jovens Aprendizes, voltadas às funções de serviços gerais, assistente e auxiliar administrativo. "Nós analisamos as competências necessárias para a vaga frente às necessidades da pessoa com deficiência que poderá ocupá-la. É um movimento contrário ao que no geral é realizado nas empresas. Queremos adaptar as funções realizadas para esses profissionais, e não o contrário", destacou. Aqueles que não foram contemplados com uma das vagas neste primeiro momento, de acordo com a assistente social, poderão ser chamados em breve para novas oportunidades.
O trabalho de seleção está sendo realizado em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc e não irá parar por aqui. "Temos a intenção de montar um banco de dados para que próximas vagas abertas na Universidade possam ser preenchidas por esses profissionais e, futuramente, utilizar tais informações para fazer o encaminhamento dos candidatos a novas vagas de trabalho em empresas da região", completou.
Para reunir os candidatos a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas contou com o apoio do Bairro da Juventude, do Instituto Diomício Freitas, da Rede Municipal de Ensino e da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), instituições já parceiras da Unesc e que divulgaram entre seus alunos a oportunidade disponibilizada pela Universidade.
As pessoas com alguma deficiência, seja física ou intelectual, que tiverem interesse em candidatarem-se para vagas de emprego podem fazer contato com o Programa Somos por meio do e-mail [email protected]. Conforme Priscila, mesmo aqueles que não possuírem um currículo montado podem procurar a Universidade, que auxiliará, inclusive, no processo de organização do documento.