Chegou a hora de desenvolver as potencialidades de Araranguá. Esse é o objetivo de um projeto ousado, que vem mobilizando 17 entidades na Cidade das Avenidas e que será revelado na próxima segunda-feira, 21, às 19h.
De acordo com a coordenadora do Comitê de Entidades, Gabriele Gil Gomes, foi realizado pelo Sebrae um Estudo das Potencialidades de Araranguá, que auxiliará o desenvolvimento planejado da cidade. "Saber quais são os potenciais de uma cidade é fundamental para atrair novos investimentos. Por isso queremos pensar a cidade para os próximos 20 anos", disse.
O presidente da ACIVA, Alberto Sasso de Sá, o Beto Sasso, explica que o estudo traz uma análise detalhada da matriz econômica do município por meio de dados econômicos "E também faz uma análise das oportunidades de desenvolvimento baseado nas tendências de futuro e nas macrotendências mundiais", revelou.
Potencialidades
Apesar de ser uma cidade com grande diversidade, atualmente é difícil definir quais são as principais atividades econômicas de Araranguá. Popularmente, identificamos o comércio e o turismo como potenciais, mas o que falta para que eles se destaquem a nível estadual e até nacional?
O estudo do Sebrae mobilizou lideranças da cidade para identificar essas potencialidades e quais estratégias cada setor, como a indústria, agronegócio, construção civil, comércio e serviços pode desenvolver. "É um estudo completo, que servirá como base para desenvolvermos nossa cidade em todas as áreas", afirmou Sasso.
Colaborativo
A ideia, ainda segundo Sasso, é que o projeto não tenha um dono, e sim, que seja desenvolvido de forma colaborativa, com a criação de comitês temáticos. "Identificamos que nas últimas décadas Araranguá não teve um planejamento para desenvolver suas potencialidades. Queremos mudar essa realidade, criando um projeto colaborativo a longo prazo, que envolva lideranças setoriais, comunitárias, Poder Público e Privado", disse.
Apresentação oficial e inscrições
A ACIVA e o Comitê de Entidades vão fazer uma live no dia 21 de setembro, às 19h para apresentar oficialmente o estudo realizado pelo Sebrae. Na ocasião, as entidades também vão apresentar o site do projeto, em que será disponibilizado publicamente o estudo e será aberto inscrições para interessados em fazer parte da iniciativa.