O projeto Cidade do Conhecimento, que está sendo desenvolvido em Criciúma pela na Satc e pela empresa de Israel BaseCamp, foi apresentado na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) na última sexta-feira (8).
A Cidade do Conhecimento visa criar um distrito de inovação em Criciúma. A proposta envolve uma área de 70 hectares que terá uma cidade inteligente sustentável do ponto de vista de geração de energia, com emissão zero de carbono e reutilização de água da chuva. O local também contará com um grande centro de eventos, hotéis, apartamentos residenciais e estrutura de lazer para que os integrantes possam morar no distrito.
"Por enquanto o nome é Cidade do Conhecimento, mas pode ser que mude com o andar do projeto", explicou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, que esteve acompanhado pelo presidente da BaseCamp, Uzy Zwebner, e pelo Diretor Tecnológico, David Shemesh. "Foi uma ótima reunião. Estamos apresentando os investidores para o ecossistema de inovação, para saberem que tem um projeto em Criciúma com uma parceria internacional. Agora terão 'n' reunião para ver como acelerar o projeto", completou.
A comitiva foi recebida pelo Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Amauri Bogo, e pela Gerente de Tecnologia e Inovação, Gabriela Botelho Mager. Também estiveram presentes na reunião o Secretário de Assuntos Internacionais na Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Fernando Artur Raupp, a Gerente da Rede Catarinense de Centros de Inovação, Iuana Réus, e o Gerente de Negócios Inovadores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE), Guilherme dos Santos Murara.