Segurança e acessibilidade. Esses são os objetivos do projeto de ciclovia, feito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para ser implantado na Avenida Centenário, em Criciúma. O documento que já foi entregue à Prefeitura Municipal, na Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, abrange o trecho desde o bairro Próspera até o Pinheiro.
O Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 24, promoveu uma roda de conversa para tratar sobre o assunto, contando com a interação de alguns dos principais envolvidos no projeto que já estava sendo discutido antes mesmo da pandemia.
Desta forma, os entrevistados foram: o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, o ciclista Augusto Freitas, o presidente do Instituto Jonh Bike, João Virtuoso, o advogado e ciclista Vlademir de Marck, o gerente do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, Marcio Vito e a arquiteta do Departamento da Unesc, Suelen Estecanela.
Conforme Belloli, a Prefeitura Municipal já contratou um plano de mobilidade urbana que foi para licitação e abre no dia 21 de setembro. “Além de fazer o encaminhamento da malha cicloviária e ver as possibilidades dos transportes de cargas dentro da cidade, também será feito o estudo de ciclovia na Avenida Centenário e outros pontos da cidade”, destacou. No entanto, ainda não foram passadas datas de quando será executado.
Ouça a pauta completa na íntegra: