O deputado federal Daniel Freitas (PSL) está trabalhando em um projeto de lei que promete facilitar a adoção no Brasil. Construído juntamente com um advogado pai adotivo de três crianças, o qual passou pelo difícil processo de adoção durante anos, o projeto já foi entregue para a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
Segundo Daniel, o projeto ainda está sendo trabalhado internamente e deve ser encaminhado à Câmara Federal para votação no início do próximo ano. Apesar de ainda não ter sido divulgado inteiramente, o deputado criciumense afirma que o projeto irá facilitar as questões burocráticas que envolvem o processo de adoção.
“Essa é a minha nova missão do ano de 2020. Estou dando início a Frente Parlamentar pela adoção e pelo convívio familiar, do qual eu serei presidente e relator deste projeto da ministra. Vamos rodar as assembleias legislativas do Brasil para criarmos as frentes parlamentares estaduais e junto facilitarmos esta questão tão difícil no Brasil”, ressaltou o deputado.
De acordo com dados do Cadastro Nacional para Adoção, para cada criança na fila para adoção, existem cinco famílias para adotar - o que mostra algumas das dificuldades envolvendo todo o processo de adoção. “Já é difícil para recém-nascidos e vai se tornando cada vez mais difícil quando essas crianças vão crescendo, se tornando adolescentes até que alcancem a maioridade e tenham que sair desses abrigos e ir para as ruas, albergues, e ganhar a vida da pior maneira possível” concluiu Daniel.