A conquista é valorosa, esperada e comemorada por todos aqueles que fizeram parte da idealização deste sonho. Agora, oficialmente, o Caminho dos Cânions faz parte da Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network - GGN) e foi reconhecido pela Unesco como território de relevância geológica internacional. Mas, qual será o próximo passo do Poder Público e da iniciativa privada?
LEIA MAIS:
Geoparque Caminhos dos Cânions: Por que o reconhecimento merece comemoração
O que levou os cânions do Sul à Rede Global de Geoparques da Unesco
VÍDEO: Assista à transmissão do evento
Os planos já estão traçados. A prioridade é a capacitação. "Agora, mais do que nunca, vamos precisar nos capacitar. Falar línguas. Vamos ter cada vez mais a procura de estrangeiros. Precisamos de conhecimento, sempre trazendo excelência e qualidade, através de equipamentos turísticos da região. É uma tríplice, tanto a parte da iniciativa privada, como o Poder Público e as instituições de ensino”, comenta a coordenadora regional de Turismo no Extremo Sul (Amesc), Helen Becker.
Agora, mais do que nunca, vamos precisar nos capacitar. Falar línguas. Vamos ter cada vez mais a procura de estrangeiros", Helen Becker, coordenadora regional de Turismo na Amesc
O prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereiro, o Fanica, evidencia o potencial da região Sul a partir deste reconhecimento. “Nós acreditamos em um crescimento muito maior, desde hospedagens aos serviços turísticos. Além dos balões, temos trilhas, rapel, quadriciclo, enfim, entre outros. Mas, ainda tem espaço para crescer muito. Desde parques temáticos, que estamos negociando com investidores, aos parques de aventura e a própria gastronomia também”, enfatiza.
Para o secretário de Turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara, os próximos desafios estão claros para a administração. "O primeiro é a qualificação de todos do território, da população, das empresas, parceiras com as escolas. A demanda foi provocada e ela vai ter que ser suprida. Pessoas falando mais de um idioma,, com atendimento feito para pessoas especiais, com acessibilidade. Esse é o nosso momento, precismos estar preparados", comenta.
A demanda foi provocada e ela vai ter que ser suprida", Jorge Scandolara, secretário de Turismo de Praia Grande
A coordenadora regional de Turismo ainda afirma que a região dos Caminhos dos Cânions é muito privilegiada. "O que precisamos, agora, é nos manter unidos e fortalecer laços. Não vejo gargalos, vejos muitas coisas boas e prosperidade para esse momento. Precisamos unir esforços, dar forças uns aos outros", finaliza.
Sete municípios fazem parte do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, são eles: Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. O território abrange uma área que ultrapassa 2,8 mil quilometros quadrados e cerca de 74 mil habitantes.