O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, foi instituído pra combater o abuso, a violência e a exploração sexual sofridos por meninas e meninos no Brasil, todos os dias. Este ano, a campanha “Quem você vê?”, lançada pela Coordenação Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o assunto.
A Coordenadora Estadual das Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Magaly Vitorino, relata que esta campanha, que destaca a ação de questionar “Quem você vê?” em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes busca ressaltar que, para que a violação de direitos não ocorra e nem se perpetue, é necessária a ação de diversos sujeitos sociais, do mesmo modo que para sua prevenção, proteção e responsabilização. Segundo ela, o foco desta campanha está na mobilização e informação da sociedade catarinense sobre esta violação de direitos que ainda vitima crianças e adolescentes em nosso estado.
Segundo dados do Registro Mensal de Atendimentos (RMA) que reúne as informações dos atendimentos realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), no ano de 2017, 93 crianças e adolescentes foram vítimas de exploração sexual em Santa Catarina. Em 2018, o número baixou para 83. “Estimamos que o número de vítimas é bem superior aos registrados. Existe muita dificuldade de identificação de casos”, explica Magaly.
Todos os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser denunciados. Para fazer isto de forma anônima a população conta com o canal Disque 100. A arte da campanha é uma produção e doação da estudante do curso de graduação em Comunicação Social – Publicidade Propaganda, Letícia Ortiz.