As atividades do Projeto Recicla Veneza, promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, retoma as atividades nesta terça-feira (4), no Bairro Bortolotto. A iniciativa que tem como objetivo principal promover a coleta seletiva de lixo, na cidade, também contribui com a agricultura familiar do município, já que os materiais coletados são pesados e revertidos por tickets para serem consumidos na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove).
O projeto, que iniciou no ano de 2020, já coletou mais de 85 toneladas de materiais recicláveis, que são destinados para empresas que dão a destinação correta do lixo. “O Recicla só cresceu no último ano e acreditamos que a população entendeu a necessidade de fazer a separação do lixo corretamente. Acreditamos que ainda esse ano, vamos expandir a ideia para outros pontos da cidade”, comenta o coordenador do projeto, Eduardo Milanez.
Os materiais que podem ser entregues nos pontos de coleta são papéis, plásticos, vidros e metais. “Ao separar os materiais recicláveis, é importante as pessoas prestarem atenção para não enviar nenhuma matéria orgânica no meio, para não prejudicar todo o processo. E quando forem descartar vidros ou qualquer tipo de material cortante, coloque em um recipiente seguro para não colocar em risco as pessoas que realizam a separação deste material.
Confira os pontos de coletas:
Centro:
Toda terça-feira
Endereço: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Rua Antônio Destro, Bairro Bortolotto.
Horário: 7h às 13h.
São Bento Baixo
Toda quinta-feira
Endereço: Centro Comunitário São João Batista, Rua Conselheiro Pedro Bortolotto, 192 - parte de baixo do salão.
Horário: 07h às 13h.
Caravaggio:
Toda sexta-feira
Endereço: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, Av. José Ronchi - ao lado do Salão Anchieta.
Horário: 07h às 13h.