A cidade está repleta de atletas do mundo do skate que participam da etapa de Criciúma do STU National, evento que começa amanhã e marca a abertura oficial do calendário brasileiro do skate. Rayssa Leal, a Fadinha, Pedro Barros, Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Kalani Konig são só alguns dos atletas mundialmente conhecidos que participam do evento. No fim da tarde desta quinta-feira, 13, os atletas foram recepcionados pelo prefeito Clésio Salvaro para uma visita guiada na Mina de Visitação Octávio Fontana.
A Mina, que é administrada pela Satc, é a única desativada de carvão mineral aberta à visitação na América Latina. "Igual a essa, só existe quatro no mundo. E o que vamos fazer aqui, vai ser tornar a única do planeta, as pessoas só vão encontrar em Criciúma. Aqui nós vamos estender por mais mil metros, será conectada com um poço de aproximadamente 115 metros. Então você vai descer, pegar o trenzinho ou caminhar por todo esse local. Será um ponto turístico e de estudo para a engenharia e mineração", falou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Conforme Salvaro, trazer os atletas para conhecer a Mina é conectar com o passado da cidade. "São os pontos que estamos conectando. Não tem como falar de Criciúma, sem falar do carvão. E agora, além de ser uma cidade conhecida com o carvão, piso e azulejo, estamos vocacionando Criciúma para o turismo. E trazer eles aqui, representa isso. Além de levar troféus, vão levar conhecimento e levar no coração a cidade de Criciúma", completou.
Conforme o gestor do STU National, João Vitor Martins, a visita apresenta as potencialidades da cidade para os atletas. "É muito divertido. Tem que vir para Criciúma e tem que conhecer a Mina. É muito interessante observar como era feito e como está hoje em dia", afirmou Martins.
Atletas participaram da visita guiada
Entre os atletas que visitaram o local, está o catarinense Kalani Konig, de apenas 14 anos e que já é referência no skate estadual. "Nunca tinha visto uma mina de perto. Achei muito legal e quero voltar outras vezes", afirmou. Kalani é manezinho e já está na cidade treinando para a competição. "Hoje já treinei ao meio dia e às 15h. Provavelmente vou treinar ainda hoje durante a noite. Minha meta é chegar na final do campeonato", completou.
A atleta Virginia Fortes, de 15 anos, já é referência nacional no skate. "Achei incrível a visita. Nunca tive essa experiência antes. Então vir aqui e participar foi bem legal". A atleta está motivada com a competição. "Vou ter um treino ainda na noite desta noite e estamos na expectativa de ficar no pódio e vencer, ficando bem entre os três primeiros", afirmou.
Apoio da prefeitura no campeonato
O gestor do STU National, João Vitor Martins, afirmou que a cidade apresenta a estrutura vocacionada ao skate. "Criciúma tem duas pistas excelentes, de nível internacional. Além disso tivemos um grande apoio da prefeitura para fazer um grande evento e oferecer uma grande oportunidade aos profissionais do skate. O plano é de que Criciúma seja sempre a etapa que abre o calendário do skate", afirmou.
O presidente da FME (Fundação Municipal de Esportes) de Criciúma, Neto Uggioni, celebra o sucesso do campeonato. "Criciúma já está na rota do skate. E tudo o que é bom se repete, então provavelmente em 2023 vamos repetir. Para nós, está sendo muito cativante. O que estamos fazendo aqui é turismo e isso mostra Criciúma para o mundo. E para nós ficamos muito felizes pois colocamos a cidade na rota nacional do skate", comentou.
Conforme Uggioni, o parque está repleto de visitantes. "O público jovem está muito empolgado. Além disso, a rede hoteleira e gastronômica está muito forte. Temos a Covid, mas estamos com regramentos para passar por essa fase", finalizou.