Os transtornos causados pelas obras de implantação do esgoto sanitário na região central de Criciúma, na Rua Hercílio Luz, finalmente devem dar uma pausa. Após a Casan concluir os trabalhos entre as ruas Santo Antônio e Coronel Pedro Benedet, a Administração Municipal começou os serviços de repavimentação na semana passada, colocando brita nas valas, e ontem sobrepondo com massa asfáltica. A tarefa deve ser finalizada hoje.
“A repavimentação começou hoje (ontem) e continua amanhã (hoje) e já termina. É só a repavimentação da vala. Quando tudo estiver pronto na Hercílio Luz e Felipe Schmidt, a rede e a vala repavimentada, aí será feita uma fresagem e um recapeamento”, explica a secretária Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
Na tarde de ontem, com o fechamento do trecho em obras na Rua Hercílio Luz, chamou a atenção a fila de veículos que se formava na Rua Monteiro Lobato, pois os motoristas desprevenidos precisavam desviar do local.
Pedestres e comerciantes
A sinaleira da Rua Coronel Pedro Benedet foi mantida em amarelo intermitente por mais de uma semana e, durante esse tempo, pedestres sofreram para conseguir atravessar a via. Se para as pessoas que apenas transitavam pelo local já foi um grande transtorno, maior ainda para os comerciantes.
O gerente de pista de um posto, Anderson Ribeiro, relata que houve perda de clientes. “Pessoal que vem abastecer reclama bastante da obra, muitos até falam que se sabem que a rua está com serviços, preferem ir em outro lugar. Durante todo esse tempo, perdemos vários clientes que deixaram de vir aqui”, afirma.
Já a sócia-proprietária de uma loja de materiais ortopédicos, Olga Ghedin, conta que, como possuem um público-alvo bem definido, as pessoas não deixam de comprar por causa das obras, mas também são prejudicados pelos serviços. “Nosso maior problema é a poeira provocada pelos trabalhos. Não dá de passar um produto de limpeza que dois minutos depois já está tudo sujo novamente”, comenta.
Estacionamento com problemas
A entrada de veículos para o Metropolitan Business Center é pelo trecho que está em obras na Rua Hercílio Luz. O chefe do estacionamento, Sérgio Borges, conta que o fato gerou problemas. “Todos que precisam entrar reclamam muito. Dessa vez fecharam a via e nem sequer nos avisaram. Tivemos que liberar o lado da saída de veículos para a entrada também e dois carros bateram. Nos incomodamos com isso”, salienta.
Apesar dos transtornos, a proprietária de uma loja de roupas, Anadir Cardoso, diz que os trabalhos são compreensíveis. “Se a obra é necessária, é preciso conviver com ela. Acho que o pior já passou, esperamos agora que venham os benefícios e que deixem tudo em ordem, como estava antes. Pelo menos eles escolheram um período com menos trânsito e movimento de clientes, que é o verão”, frisa.
Continuação da obra
Os trabalhos de implantação do esgoto sanitário seguem na Rua Hercílio Luz, mas em trecho menos movimentado. Os serviços iniciam a partir da rua das Palmeiras e vão até a São Antônio. Após a Hercílio Luz, a obra seguirá para a Rua Felipe Schmidt, entre Antônio de Lucca e Coronel Marcos Rovaris. O prazo para conclusão de toda essa etapa na região central é até abril.