No período de quarentena, a ressaca chegou forte no Balneário Rincão. A combinação do ciclone extratropical com a lua cheia fez o mar subir bastante nas últimas horas, chegando a invadir as ruas mais baixas do balneário na manhã desta quarta-feira, 8.
O projeto Veja o Mar, que mantém um site de acompanhamento do oceano no Rincão, monitora o avanço das águas sobre a praia e o Balneário. Na orla, a areia foi praticamente tomada pelo Atlântico.
Na cidade, algumas sequências de ondas mais fortes levou a água até as ruas mais baixas, a exemplo do que aconteceu na última sexta-feira. Próximo ao Verdão, não havia mais as dunas de proteção, pois elas foram levadas pelo mar na sexta. Assim, o mar chegou a invadir 30 metros na rua, de acordo com um dos idealizadores do projeto Veja o Mar, Marcelo Longo. Na areia, uma guarnição dos guarda-vidas permanece caída desde a sexta.
A tendência é de que essa ressaca mais forte permaneça até a manhã de quinta-feira. O tamanho das ondas devem aumentar na tarde desta quarta-feira e dependendo dos ventos, pode invadir as ruas novamente. "A previsão é de chegar até 3,4 metros de altura, considerando o regime de ressaca pela força do ciclone, então vamos observar que pode ser que a água invada novamente", disse Marcelo.
A previsão do tempo indica que até domingo o mar deve permanecer mais revolto, com as ondas acima dos dois metros de altura. Não há registro de água invadindo as residências e a recomendação é de que a população evite - ainda mais - aproximar-se da orla.
Acompanhe a movimentação ao vivo do mar no Rincão pelo site vejaomar.com.