Com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais, o deputado federal, agora licenciado, Ricardo Guidi (PSD), assumiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde. O ato ocorreu na na Casa d’Agronômica, na manhã desta segunda-feira (7). O político é o primeiro criciumense no secretariado do Governo Jorginho Mello.
Guidi é bacharel em Direito, pós-graduado em gestão empresarial, empresário e produtor rural. Em 2014, quando foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois, chegou à Câmara Federal e foi reeleito em 2022. Com Guidi licenciado, Darci de Matos (PSD) assume a cadeira na Câmara dos Deputados.
Em seu discurso, o novo secretário falou sobre seus planos ao assumir a pasta, por exemplo, a criação de um plano de desenvolvimento para o Sul com base na Transição Energética Justa e o trabalho em conjunto com demais órgãos, como o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Defesa Civil.
"Meio ambiente é uma pauta fundamental para Santa Catarina e para o planeta. Temos inúmeras ações para desenvolver. O governador sempre fala da importância de intermediar a relação da venda de crédito de carbono com o pequeno produtor rural, aquele que preserva a mata nativa. Gostaria de fazer um plano para que isso se torne realidade. Remunerar aqueles que tanto precisam", salientou Guidi.
Para o governador Jorginho Mello, Guidi será um bom secretário para lidar com uma pasta sensível. "Ninguém melhor do que ele, experiente, com credibilidade, político por natureza, que poderá nos ajudar muito. Temos licenças ambientais paradas há três, quatro anos e que, agora, vão andar com mais velocidade. Essa pasta ajudará muito Santa Catarina, mas disparadamente, o Sul do estado", enfatizou o chefe do Executivo Estadual.