Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Risco de faltar água na Quarta Linha. Casan investiga

Reservatórios amanheceram esvaziados. Enquanto isso, problemas na Próspera foram resolvidos

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 30/07/2019 - 08:54 Atualizado em 30/07/2019 - 08:56
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Equipes da Casan trabalham desde as primeiras horas desta terça-feira, 30, para descobrir as causas de um vazamento que poderá deixar a região da Quarta Linha sem água nas próximas horas. "Temos duas equipes procurando um possível vazamento oculto, e outra equipe eletromecânica trabalhando para ver a parte mecãnica da rede. Mas temos risco sim de desabastecimento nas próximas horas na Quarta Linha", reconhece o engenheiro Jaison Speck, chefe da Agência da Casan em Criciúma.

"Notamos que o reservatório amanheceu vazio, e como o consumo vai se elevando ao longo do dia, é um problema", observa. "Já temos um indício de que possa ser um ponto onde está vazando água. Essas coisas acontecem apesar de os equipamentos e as redes estarem em manutenção constante", detalha. "Advertimos as pessoas que poupem água na Quarta Linha pois se a gente não conseguir, ao longo do dia, localizar o ponto real desse vazamento, realmente teremos problemas", emenda.

Speck lembra que a região da Quarta Linha está com várias obras de pavimentação de ruas em andamento, o que pode ocasionar pequenos vazamentos. "Volta e meia eles nos avisam sobre rompimentos", confirma.

Na Próspera, resolvido

O vazamento que ocorreu ao longo desta segunda-feira na região da Próspera está contornado. "Por volta das 18h30min terminamos a parte da obra de tubulação e religamos a bomba. Pelas 22h terminamos de cobrir a parte escavada e limpar o trecho", refere, citando a ocorrência na Rua Pernambuco, perto da Praça da Chaminé.

Nesse momento, o reservatório principal que serve à Próspera está com 55% da capacidade, enquanto os demais, de menor porte, contam com 100% de água. "É possível que, por volta das 20h de hoje esses reservatórios baixem bastante até que o bombeamento esteja pleno de novo, mas água não vai faltar", garante o engenheiro.

Sobre as causas do vazamento, Speck informa que a Casan segue investigando. "Trata-se de uma adutora de 300mm, ela vai do Centro até os reservatórios da Próspera. Recentemente, perto do local do rompimento, passaram uns cabos de energia e uma drenagem, que não tiveram aterro condizente, podem ter usado pirita e pela movimentação da obra a pirita se aproximou da adutora de ferro e pode ter ocasionado o rompimento. Foi um furo, uma corrosão. Mas isso é uma hipótese, estamos apurando", conta. "Toda a nossa rede é protegida. Eram pequenos furos, a vazão não foi grande, mas com a alta pressão acaba vazando com força", completa.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito