O climatologista Márcio Sônego tem alertado em suas previsões na Rádio Som Maior: os últimos dias estão sendo propícios para formação dos chamados "sistemas de verão", que trazem rápidas viradas no tempo e pancadões, com nuvens carregadas, descargas com relâmpagos e chuva.
Na tarde desta quinta-feira, 12, por volta das 14h30min, já era possível visualizar no horizonte o carregar das nuvens e as primeiras trovoadas. O escuro do céu abreviou a tarde, apressou os pedestres e colocou a expectativa no ar.
Foram cerca de 20 minutos de nuvens mais carregadas e pouca chuva, com algumas trovoadas. Em seguida, as nuvens converteram do escuridão, ficando mais claras e caindo chuva, e forte, além de um abafamento sendo percebido e o granizo miúdo em alguns pontos da região.
"Como previsto, essa chuva intensa, com trovoada, granizo em alguns locais, essas chances de pancadas de chuva vão até no máximo 20h, depois para. Nesta sexta o tempo é bom, alguma chuva na sexta à tarde, e fim de semana mantém a previsão de muito calor, 31 graus no sábado, domingo com bom tempo pela manhã, vai a 33 graus à tarde e risco de temporais no começo da noite", acrescenta Sônego.
Nem a prefeitura escapou
Funcionários da prefeitura fizeram circular vídeos mostrando algumas repartições do Paço Municipal, também atingidas pela chuva.
Nas imagens abaixo, na área correspondente à Casa do Empreendedor, a água escorre do teto. Confira:
Ruas alagadas como a Gonçalves Ledo, nos fundos da Estação Rodoviária, e a Rua Araranguá, conforme mostra o vídeo abaixo:
Problemas também na Rua Araranguá:
Nas proximidades da prefeitura, críticas de moradores à prefeitura por conta da cheia de um rio. Assista:
Problemas também em escolas, como a José Contim Portella, no Bairro São Sebastião:
Na Rua Santa Catarina, no Centro, o proprietário de um estacionamento perto da Caixa Econômica Federal gravou esse vídeo mostrando o alagamento do terreno onde trabalha:
Na Próspera, a água tomou conta da Rua Paraíba, perto da Avenida Centenário:
Na Cidade Mineira Velha, a Escola Carlos Wecki também foi atingida pela água. Assista:
Problemas também na Vila Zuleima, conforme o registro que chegou da rua Felipe Colombo:
Na Álvaro Catão, equipe da prefeitura atuando em conserto de asfalto depois do temporal:
Mais imagens de ruas da cidade enviadas por internautas e leitores do 4oito:
Quer colaborar?
É internauta, leitor do 4oito e ouvinte da Rádio Som Maior e quer mandar sua contribuição, com fotos e informações? Use o Whatsapp (48) 98834.0678.