Criciúma completa 141 anos de colonização nesta quarta-feira, 6 de janeiro de 2021. O feriado, em dias comuns, seria comemorado com grandes eventos, como foi em 2020 com a inauguração do Parque Centenário Altair Guidi, que contou até mesmo com o show da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Já neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, as ruas estão vazias e as festividades limitadas.
Às 8h, uma missa de ação em graças para comemoração do aniversário do município começou a ser celebrada na Catedral São José, na Praça Nereu Ramos, região central. O prefeito Clésio Salvaro, seu vice Ricardo Fabris, secretários e membros do governo estão presentes na celebração, que deve durar até aproximadamente 9h30.
Nas ruas do centro, no entanto, todos os comércios se encontram fechados, fazendo com que o entorno da Praça Nereu Ramos se encontre completamente vazia. O dia nublado e chuvoso em meio a pandemia também contribui para que pouquíssimas pessoas saiam às ruas no feriado.
O transporte público municipal urbano também não funciona no feriado desta quarta-feira, e todos os terminais, Central, Próspera e Pinheirinho, se encontram fechados. Os ônibus voltam a circular normalmente na quinta-feira.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal estão fechadas, mas todos os três centros de triagem do município seguem abertos.