A situação de pessoa idosa acamada, a garantia da integridade dos processos de licitação, a revisão dos valores aplicados na tarifa de esgoto, o escândalo vivido pelo município com suposta fraude no contrato dos serviços funerários e que culminaram na prisão do prefeito Clésio Salvaro (PSD), além dos preços exorbitantes ofertados pela Central Funerária, envolveram os seis candidatos a prefeito de Criciúma, em debate promovido pela Rádio Som Maior, na manhã desta segunda-feira (30). Este foi último evento de confronto de ideias, dos três, promovido pela emissora, antes das eleições que acontecem neste domingo (06). Nesta quarta-feira (02) a rádio divulgará também nova pesquisa de intenção de votos junto ao IPC.
Mediada pelo jornalista Adelor Lessa, a mesa de discussão sobre a cidade, nesta segunda-feira (30) foi dividida em quatro blocos assim divididos:
No primeiro, os candidatos se apresentaram, responderam uma pergunta do jornalista Adelor Lessa, sobre projeto ou propostas para pessoas idosas acamadas e perguntaram e responderam entre si;
No segundo, os candidatos fizeram perguntas entre si;
No terceiro bloco, eles responderam seis perguntas feitas pela jornalista Maga Stopassoli e fizeram nova rodada de perguntas entre si
No quarto e último bloco eles fizeram a despedida e considerações finais.
Ouça como foi o segundo debate entre os seis candidatos a prefeitura de Criciúma, promovido pela Rádio Som Maior:
Apresentação: os candidatos responderam a uma pergunta feita pelo apresentador Adelor Lessa e se apresentaram para o público.
"Dona Maria é uma criciumense que trabalhou com sua filha até os 80 anos, quando ela teve um AVC, e aí não pôde mais trabalhar, ficou acamada e dependente, está consciente mas dependente. Os filhos têm que trabalhar, um profissional cuidador custa caro, e agora, como fazer? Hoje em dia, pela ciência, pela medicina, as pessoas estão vivendo mais, mais tempo. De outro lado, as famílias estão ficando menores e geralmente todos trabalham. Hoje o poder público não tem programas que protejam ou apoiem pessoas nesta condição. Como o seu governo imagina atender e apoiar pessoas idosas na condição da Dona Maria?"
Vaguinho (PSD):
Jorge Godinho (Solidariedade):
Paulo Ferrarezi (MDB):
Arlindo Rocha (PT):
Ricardo Guidi (PL):
Júlio Kaminski (PP):
Primeiro bloco: candidatos fazem uma pergunta para outro. Podem ser indagados apenas uma vez. Com réplica e tréplica.
Jorge Godinho para Vaguinho:
Paulo Ferrarezi para Júlio Kaminski:
Arlindo Rocha para Ricardo Guidi:
Ricardo Guidi para Paulo Ferrarezi:
Júlio Kaminski para Arlindo Rocha:
Vaguinho para Jorge Godinho:
Segundo bloco: candidatos escolhem outro para responder uma pergunta, mas podem ser indagados mais de uma vez. Com réplica e tréplica.
Paulo Ferrarezi para Vaguinho:
Arlindo Rocha para Vaguinho:
Ricardo Guidi para Júlio Kaminski:
Júlio Kaminski para Paulo Ferrarezi:
Vaguinho para Paulo Ferrarezi:
Jorge Godinho para Ricardo Guidi:
Terceiro bloco: Na primeira parte os candidatos responderam perguntas da apresentadora Maga Stopassoli.
Pergunta para Arlindo Rocha: “Cite três ações que o senhor fará nos seis primeiros meses de governo para melhorar o transporte coletivo de Criciúma?”
Pergunta para Ricardo Guidi: “A rua coberta Giro Lodetti foi uma obra que teve um investimento de R$ 4 milhões e permanece abandonada, sem uso. Como o senhor pretende resolver essa questão?”
Pergunta para Júlio Kaminski: “Quais políticas públicas o senhor enquanto prefeito vai adotar para dar suporte as mulheres vítimas de violência doméstica em Criciúma?”
Pergunta para Vaguinho: “O senhor assume compromisso com as mulheres criciumenses, vítimas de violência, de construir um espaço adequado para o acolhimento dessas mulheres?”
Pergunta para Jorge Godinho: “Que compromisso o senhor assume com a população criciumense para que os processos de licitação do município não sejam colocados em dúvida na próxima gestão?”
Pergunta para Paulo Ferrarezi: “Cuidar das pessoas idosas não é só promover baile da terceira idade. A saúde mental nessa fase da vida exige cuidados redobrados. Como o senhor vai tratar desse assunto na sua gestão?”
Segunda parte do terceiro bloco: Como no primeiro, os candidatos escolhem outro para responder uma pergunta e pode ser indagado apenas uma vez. Com réplica e tréplica.
Ricardo Guidi para Paulo Ferrarezi:
Júlio Kaminski para Ricardo Guidi:
Vaguinho para Júlio Kaminski:
Jorge Godinho para Arlindo Rocha:
Paulo Ferrarezi para Vaguinho:
Arlindo Rocha para Jorge Godinho:
Quarto bloco: na última parte os candidatos se despediram e fizeram suas considerações finais.