Antes de Criciúma chegar ao 11º óbito por Covid-19, mas em uma noite em que atingiu 11 pacientes internados em UTI e 24 em clínica por suspeita ou com o coronavírus confirmado, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) divulgou um vídeo em seu Instagram, na noite de quarta-feira, 17, fazendo um pedido: para os idosos e a população hipertensa permanecerem em casa.
"Eu queria passar uma informação muito importante, principalmente para as pessoas de uma certa idade. Das 10 (agora 11) que vieram a óbito, sete são hipertensas. Se você tem pressão alta, é diabético e cardíaco, pelo amor de Deus, fique em casa", disse Salvaro.
O prefeito pediu para que a população cuide das comorbidades em meio à pandemia. "Tem remédio, medicamentos, mantenha a pressão arterial sob controle. Só saia de casa em extrema necessidade. 70% das pessoas que vieram a óbito em Criciúma têm problema de hipertensão. Olha o que o prefeito está dizendo, escute o que o prefeito diz".
"Só saia de casa se for necessário. Use sempre a máscara, cuidado com a higienização, álcool gel. Se está em casa, como deve ficar, o sabão. Para a gente ter bons resultados, é um trabalho que depende da prefeitura, mas depende muito de você", concluiu Salvaro no vídeo.
Com o 11º óbito registrado na manhã desta quinta-feira, um homem de 65 anos que estava internado em Içara, Criciúma é o segundo município com mais mortes por Covid-19 no Estado, ao lado de Concórdia. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite de quarta, são 536 pessoas já infectadas com o vírus na cidade, sendo 403 curados.