Janeiro começou com problemas no abastecimento de água no Balneário Rincão. Moradores reclamavam da falta de pressão. Para a temporada que está começando, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fez uma boa preparação, para evitar que a condição volte a se repetir.
“Foram feitos os estudos, com umas duas ou três empresas, nós captamos 140 litros por segundo, para Içara e para nós. No verão temos que captar 190. Agora fizemos um trabalho para captar 220 litros, a partir de semana que vem”, contou o presidente do Samae Rincão, Ademar Darolt.
A água é captada na Lagoa do Faxinal e é distribuída para todo o Rincão e para parte de Içara, até a Vila Nova, o restante é abastecido pela Casan. Segundo o presidente, desde o Natal, passando pelo Réveillon, até o dia 10, é a época que mais pessoas vão para a praia e o sistema de abastecimento fica sobrecarregado.
“Temos três equipes de encanadores, se der um vazamento já corremos na hora, o cano é de 250mm que manda água para o Centro do Rincão e 300mm o que vai para Içara. Se ficar vazando por umas 2 horas já falta água, se der problema de falta é por causa desse motor”, explicou.
Além da estrutura, dois operadores vão trabalhar 24 horas no local onde é feito a captação, para sanar eventuais problemas em sua origem.
Abastecimento também não será problema em Criciúma
A Barragem do Rio São Bento abastece em torno de 306 mil pessoas, sendo que existem perto de 87,6 mil ligações de água. Conforme o superintendente da Casan, Gilberto Benedet Junior, mesmo se houver uma estiagem, falta de água não acontecerá. Diferente de outras regiões, o verão é um período bom, já que muitos vão para as praias.
“Como a população migra para o Balneário Rincão, é um período mais tranquilo em Criciúma. O nível da barragem está normalizado”, citou. “A barragem do Rio São Bento, mesmo em período de estiagem, nós temos o abastecimento normal, a gente não se preocupa com isso”, afirmou o superintendente.
A falta de chuva não deve trazer problemas, ainda assim, o pedido é para que as pessoas tenham um consumo consciente, não apenas no verão. E se algo acontecer com a barragem, existe um plano B. “Ainda assim, temos caminhão-pipa contratado para fazer o atendimento”, citou Gilberto.